sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A DIFÍCIL TAREFA DE VOTAR

Votar consciente: Eis a questão.

Nestas eleições mais uma vez colocamos a prova nossa capacidade de escolher nossos representantes e líderes. Denúncias, indeferimentos, improbidade, etc... etc...
Motivos não faltam para reivindicar o direito de abdicar ao voto que, por força de lei, é obrigatório a todos os brasileiros maiores de 18 anos.

No próximo dia 3 de outubro escolheremos na urna o futuro que queremos dar aos nossos filhos e netos. Nela será depositado nossa confiança e esperança numa nação onde todos sejam realmente iguais.

Na ordem, escolheremos os deputados, senadores, governador e presidente, o qual faço prévia descrição da competência dos cargos.

Deputado Estadual

Legislar, podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar lei, inclusive constituinte estadual, julgar as contas prestadas pelo governador, entre outras.
A legislação eleitoral permite que votemos em qualquer candidato do estado, mas em apoio a campanha “VOTE GUARULHOS”, apresento a lista de candidatos com domicílio em nossa cidade, são eles:




Essa tabela apresenta o número, nome, cidade onde nasceu o candidato, sua instrução e seu cargo atual. Difícil tarefa de encontrar algum que complete meus anseios e desejos.

Deputado federal

Na tabela a seguir, os candidatos com domicilio em Guarulhos ao pleito federal. Lembro mais uma vez que qualquer candidato do estado pode receber seu voto.



Senador

Na próxima, relaciono os candidatos ao senado. Como senador, tem a responsabilidade de de zelar pelos direitos constitucionais, julgar o presidente e votar projetos de leis. Nessa eleição escolheremos 2 senadores, para um mandato de 8 anos. Os candidatos com domicílio no Estado de São Paulo são:



Governador

O Governador é o executar e representante do estado nas relações jurídicas, políticas ou administrativas, defendendo os interesses e buscando verbas junto ao governo federal. São candidatos pelo Estado de São Paulo:



Presidente

Por fim, os dois dígitos do partido do candidato a presidente, este, representante do Brasil nas relações exteriores, nomear ministros, sancionar leis federais entre outros. São brasileiros natos que disputam essa eleição a presidente:



Este blog é de Guarulhos – SP, e por isso o local de nascimento indica uma cidade do estado de São Paulo ou o nome de outro estado.

As informações sobre os candidatos de Guarulhos foram copiadas do site www.diariodeguarulhos.com.br e resumidas para comparação. É imprescindível que o eleitor procure informações do passado político destes e dos demais. Uma dica é usar a própria internet, no site http://news.google.com.br/nwshp?hl=pt-BR&tab=wn você pesquisa por notícias, é uma inesgotável fonte.

No site do TSE (http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/index.jsp) encontrei as informações dos candidatos ao senado, governo de São Paulo e do Brasil.

Leve cola no dia da eleição para não se atrapalhar e nem atrapalhar os demais eleitores. Vote consciente, por todos e principalmente sem vender seu voto.

2 comentários:

  1. Vale lembrar que votando nos candidatos a deputados ajudamos a eleger mais candidatos do partido atravéz do coeficiente partidário. Assim, voto na leganda ou num "Tiririca" pode eleger candidados sem nenhum compromisso político.

    Nas tabelinhas postadas, também encontramos alguns candidatos que concorrem por recurso, já que tiveram problemas ao se inscrever, por ficha limpa ou falta de documentação. É importantíssimo verificar isso, são eles:

    Estadual -> Luizinho Soares
    Federal -> Ester Albuquerque e Jovino Candido
    Senado -> Afonso Teixeira, Ciro, Ernesto Pischer, Mazzeo, Dirceu Travesso e Ana Luiza.
    Governador -> Celso Russomano, Paulo Buffalo, Mancha e Igor Grabois.

    O seu voto nestes candidatos a deputado poderá estar elegendo outros do partido, preste atenção.

    ResponderExcluir
  2. Só para completar o artigo, o Deputado Estadual tem compentência legislativa de ambito Estadual. Já o Deputado Federal, age no interesse nacional, apresentando e votando projetos de leis, fiscalizando os atos do Presidente da República, as contas do Governo, entre outras, sendo eleitos de forma proporcional - para o estado de Sp são 70 cadeiras, ou seja, elegemos 70 representantes para ocupar a câmara legislativa, sendo ao todo 513 deputados.

    O Senador, tres por estado, são representantes dos estados, agem no melhor interesse do estado que o elegeu.

    É isso aí.

    IMPORTANTE: DIA 1/10, ÀS 21H , NO SITE UOL, O HUMORISTA DANILI GENTILLI IRÁ APRESENTAR UM SHOW EM BRASÍLIA, "POLITICAMENTE INCORRETO", PERTINENTE AO TEMA TRATADO. VALE A PENA ASSISTIR.

    ResponderExcluir