sábado, 17 de julho de 2010

TRÂNSITO PARADO

Depois dos "tachões", a cidade é parada com semáforos nos cruzamentos onde menos se espera.

Sempre trafego pela complica Faria Lima, na igrejinha do Cocaia. A falta de educação naquele local impera. São veículos parados em locais proibidos, são conversões pela contra-mão, são manobras para entrada e saída de estacionamentos nas calçadas públicas. Para piorar a situação, a prefeitura resolveu instalar um semáforo na bifurcação com a Rua Maria Antonieta.

O semáforo, exageradamente com três faróis para quem segue sentido centro, apenas é útil para a travessia de pedestres. A Instalação seria proveitosa se fosse feita na Av. Antônio Carlos ou na Rua Batuara, em ambas, o fluxo de veículos é maior devido ligação com outros bairros. De qualquer modo, também na rua Batuara, existe carga de descarga de veículos do Depósito, o que atrapalha tanto a passagem na local quanto na avenida.

Semáforos colocados sem pesquisa tem sido alvo de muitas reclamações nos diários da cidade. Quem tenta cruzar a Otávio Braga, a partir da Príncipe Mikasa sabe disso, ali, colégios e o tráfego de quem segue sentido Baquirivu ou vice-e-versa é uma armadilha para veículos e pedestres. O semáforo próximo está em frente uma igreja, não menos importante, mas menos proveitoso.

A praça Oito é o exemplo perfeito de falta de planejamento. E olha que a eleitoreira obra demorou quase um ano para ficar pronta. São tantos semáforos, tantos, que é de se pensar duas vezes antes de tentar passar por ali. Isso não impede colisões e atropelamentos frequentes naquele lugar.



Um dos mais novos semáforos é o da Rua Humberto Brochine com a Rua Monte Carlo. São 4 faróis para quem segue sentido bairro: agora tente colocar 2 carros lado a lado ali. Primeiro que a via é estreita, impossibilita que um veículo maior entre da Monte Carlo sentido centro. Segundo e mais importante são os veículos parados ou estacionados embaixo das placas de proibido, melhor nem comentar.

Mas enfim, onde quero chegar? Algumas cidades europeias testam a ausência de sinalização e conseguiu diminuir acidentes. Claro, primeiro mundo, nada que impeça nosso povo de respeitar o próximo, a única regra que certamente diminuiria o trânsito e os acidentes. (http://www.spiegel.de/international/spiegel/0,1518,448747,00.html)

Claro que Guarulhos é grande e não houve tempo para planejar, mas o instalação de semáforos nada tem a ver com a organização do trânsito, já que comprovadamente só tem piorado. A grande pergunta: Quem ganha com isso?

"O custo para a implantação de um semáforo simples com botoeira, colunas para foco e farol de pedestre é de aproximadamente R$ 8 mil por coluna, além do custo de mão de obra."(http://www.guarulhosweb.com.br/gwebnoticia.php?nrnoticia=30586)

Novos também deverão aparecer, como na avenida Martins Júnior com a Emília de Castro, já teve popular que fez abaixo assinado sem perceber a real importância no local: Os inúmeros carros sobre as calçadas e parados nas esquinas mas enfim, assunto para outra matéria.

Participe você também enviando sua matéria ou divulgando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário