sexta-feira, 23 de julho de 2010

Moradia

PROPAGANDA DA PREFEITURA DE 1 ANO ATRAS PROVA A MOROSIDADE DAS OBRAS PÚBLICAS.
Vai completar um ano a remoção de parte da favela do jardim Bela Vista.


Habitação é ainda um dos maiores problemas do nosso país. Com uma gravidade ainda maior nos grandes centros. A desorganização pública e a falta de cuidado com os imóveis faz que muitas famílias construam sua moradia irregularmente, ocupando áreas de proteção, privadas e públicas. A constituição e a legislação deixam a desejar e faz que você cidadão possa ter um grande terreno e ao mesmo tempo não tê-lo. Usucapião não significa estar morando ou plantando e sim apresentar testemunhas para comprovar que aquele imóvel é seu, com ou sem recolhimento de impostos. E assim tem sido desde 1500 e as mal ditas capitânias hereditárias.

Atualmente, o estado com seus programas assistencialistas faz cadastros para construir habitações para famílias mas esquece de proteger a área antes ocupada tornando-a de fácil "invasão". Inúmeros são os exemplos e na minha opinião é pior como é tratado o assunto.
Não necessariamente famílias ocupam essas áreas. Posseiros com a intenção clara de lucrar com a falta do estado. Cartórios fazem registro a mando da justiça que não investiga o passado da ocupação.

Por fim, nosso moroso estado compra áreas de posseiros para seja lá qual for a utilização, onerando todos os demais contribuintes a favor de alguém que se acha mais esperto.



As famílias que por hora não tem habitação e nem instrução para sair dessa corrida de ratos, acaba se rendendo as falhas do sistema de assistencialismo, comprando barracos na esperança de um cadastramento em programas.

E assim gira a roda da habitação, quanto mais se constroem, mais gente está sem casa e pessoas com condições pouco melhores "furam" a fila, mais uma vez, pela inércia do sistema.


A praça JK é prova do abandono do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário