terça-feira, 10 de agosto de 2010

Nada racional.

Até quando será imposto “rodízio” no abastecimento de águas?

No bairro de Morros, á 780m, o rodízio de 2 por 1 acaba indo por água abaixo (desculpe o trocadilho). Por estar acima de milhas de caixas d´água e ainda que esteja próximo ao reservatório Cidade Martins, o abastecimento tem retorno mesmo no segundo dia. Felizes são aqueles que tem suas caixas cheias para mais 2 dias de torneiras secas.

"É barato demais: tem muita gente que joga fora."


Nestes dias de abastecimento, é comum encontrar munícipes lavando seus carros, jardins ou mesmo o “asfalto” em frente seus domicílios. Lembro que em alguma época distante, era comum um imóvel receber multa pelo má uso da água. Infelizmente, não vejo isso ocorrer ou pelo menos desconheço essa atitude da autarquia municipal, sujeitando a parte da população a limitar sua higiene e asseio.

Nossa cidade sofre, acima de tudo, pelo crescimento desordenado, sem planejamento, e pela inércia do executivo em não evitar que mais e mais famílias venham estabelecer residências em locais de proteção ou mesmo em favelas, afetando tanto a produção como o consumo dos recursos hídricos.

Um levantamento feito pela SABESP apontou que aproximadamente metade das águas produzidas são desperdiçadas pelos vazamento ou mesmo pelas torneiras através do uso irracional. Isso me faz pensar que o valor cobrado é um ninharia, já que um produto tão valioso seja jogado pelo ralo mas, também me revolta, saber que talvez boa parte desse desperdício na verdade, encha piscinas ou mesmo seja usado em “lava-rápidos” de forma clandestina.

O investimento tardio e necessário da autarquia deveria vir acompanhada por uma campanha publicitaria de conscientização. Talvez necessária a advertência ou multa aos cidadãos que jogam fora esse bem tão precioso.

Com conteúdo:

http://www.diariodeguarulhos.com.br/beta10/f?p=181:4:3143722500277916::NO:4:P4_ID,P4_PALAVRAS:17463,Bairros%20de%20Guarulhos%20enfrentam%20problemas%20com%20falta%20de%20%C3%A1gua

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4201224-EI8139,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário